Pela primeira vez na história, um drone foi fundamental para salvar a vida de um homem de 71 anos vítima de um ataque cardíaco.
+Os monstros gigantes Klimbos chegam na ilha de Fortnite
+ Lego cria globo terrestre de 2.585 peças e que brilha no escuro
+ Empresa dos EUA cria a maior frigideira de ferro fundido do mundo
+ Conheça os novos dioramas do japonês Tatsuya Tanaka
O caso aconteceu em dezembro do ano passado, em Trollhättan (Suécia). O paciente estava limpando a neve da entrada da garagem da sua casa quando sofreu o ataque cardíaco. Por sorte, um médico passava pelo local no mesmo momento e conseguiu prestar os primeiros socorros e entrar em contato com o serviço telefônico de emergência.
Depois do contato do médico, os serviços de emergência decidiram enviar um desfibrilador por via aérea. Foi assim que drone autônomo do fabricante Everdrone chegou com o equipamento em apenas três minutos, antes mesmo da ambulância, permitindo estabilizar o paciente antes do transporte para o hospital, onde o homem se recuperou plenamente.
A entrega aérea de desfibriladores foi iniciada com o apoio dos serviços de emergência da região, onde atende a um público de cerca de 200.000 pessoas. A expectativa é de que o uso desses drones seja expandido a outros locais da Europa ainda este ano.